MANTER-SE NO CONTROLE DO ESTRESSE:
- Atenção à forma de comunicar-se com os funcionários. Pequenos ruídos de comunicação podem gerar grandes males. Transparência é fundamental, porém, o adequado uso de palavras e do momento certo pode transformar uma mensagem difícil em um chamado paraque todos se dediquem com o objetivo de superarem juntos o cenário desafiador. O poder do engajamento dos colaboradores é determinante para as empresas vencerem crises
- Mantenha a estrutura e o ambiente de trabalho saudáveis. Muitas vezes com o objetivo de reduzir custos, pequenos benefícios são tirados dos funcionários, gerando mal-estar e temor. Avalie o custo-benefício e principalmente o impacto que amedida gerará financeiramente para a empresa x impacto moral no time
- Mantenha as lideranças alinhadas e afinadas no discurso e na postura. Maus gestores são destruidores de equipes
- Esteja atento a focos de “incêndio” nas áreas. Identifique, corrija ou demita colaboradores que adotam postura inadequada semeando discórdia e caos. O momento é de coalizão e esforço conjunto
- Comemore sempre! Pequenas vitórias devem ser sempre comemoradas e valorizadas. São pequenos lampejos de alegria e esperança que vão alimentando e motivando a equipe a fazer mais e melhor a cada dia!