O FUTURO DO VAREJO PASSA PELO DIGITAL

 

“A maior parte dos empresários brasileiros ainda não acordou para esse fenômeno do digital. Eles ainda não entenderam o tamanho da possibilidade que estão perdendo quando não estão aderindo”, observa Renato Mendes, sócio da Aceleradora Organica e professor de pós-graduação do Insper.

Definitivamente, o futuro do varejo passa pelo digital. Isso é real, e é pra valer. A grande questão é que a maioria das empresas ainda engatinha no assunto. Muitos empresários se depararam com o novo, mas não têm noção de como aplicar esse tipo de ação estratégica no dia a dia de seus negócios, ou acredita que vai gastar muito com a implantação desta ferramenta.

Para os que têm esse tipo de receio, Renato Mendes explica que uma excelente forma de aprendizado é a realização de testes.

É preciso praticar e testar

Segundo ele, não se aprende algo somente na teoria, é preciso “colocar a mão na massa”. “As pessoas questionam muito se o Facebook vende, se o WhatsApp vende. Para minha empresa pode vender, para a sua não. Depende de que consumidor estamos falando, de que serviço estamos prestando. Eu gosto muito do que chamamos de ‘cultura de testes’. Eu tenho que estar o tempo inteiro testando novas modalidades de venda e entendendo o que se adéqua melhor ao meu negócio e ao meu consumidor.

Para alguns, o Facebook vai funcionar maravilhosamente bem, para outros nem tanto. A magia do digital é a seguinte: conseguimos testar tudo, de maneira muito rápida, muito barata barata e 100% mensurável.

Acabou a Velha Economia, a era do achismo, do ‘eu acho que funciona’. No digital, isso não existe. Eu meço e sei exatamente o que funciona e o que não funciona. Custa 30 reais para fazer um anúncio no Facebook. Não deu certo? Eu não me desespero. Simplesmente paro e adoto uma outra possibilidade. Fico o tempo inteiro testando e vendo o que interessa pra mim”, explica o empresário.

Os empresários despreparados para essas novas tendências de consumo estarão ameaçados? O mundo digital é acessível a qualquer empresa? Sem dúvida.

Renato Mendes comenta que as microempresas costumam, inclusive, tirar muita vantagem desse ambiente.

Planejamento é essencial

“O primeiro passo é entender qual o objetivo com o digital, se teremos um e-commerce para vender, se queremos fazer um trabalho de construção de marca, se queremos dar visibilidade aos nossos produtos. Precisamos ter um objetivo claro para, depois, fazer um plano e começar a entender como é essa dinâmica. Independentemente do objetivo, o que você precisa é conhecer o canal que você vai trabalhar e conhecer as características desse mundo, que são bem diferentes do off line”, explica Renato Mendes.

Fonte: http://hubpme.com.br/o-futuro-do-varejo-passa-pelo-digital/