MINHA IDEIA DE NEGÓCIO FOI REJEITADA. E AGORA?:

Acredito que a pergunta se refere à situação em que o empreendedor apresenta a sua ideia para algum potencial investidor e este não se interessa por ela. Sendo assim então, vamos à breve resposta.

A primeira dica é: NÃO DESISTA! Se você tiver verdadeira vocação para empreender, provavelmente você instintivamente vai continuar a procurar outros investidores, especialmente se você estiver apaixonado pela sua ideia de negócio.

Sempre é decepcionante ter que enfrentar a rejeição. Você escolhe se vai deixar que o desânimo tome conta ou se vai reagir, superar esse sentimento e ir em frente.

Se você estiver convencido que está com um bom projeto na mão, então pense que quem perdeu foi o potencial investidor, por ter escolhido não fazer parte do seu extraordinário projeto.

Tudo isso tem a ver com motivação. Entretanto, é preciso agir racionalmente. O que é que não deu certo?

O que se segue é uma mistura de planejamento e análise:

Nunca fique preso a apenas uma alternativa

Ao planejar, desenvolva alternativas tanto para as suas estratégias quanto para as suas escolhas. Há muitas fontes de capital para investimento. Leia o artigo Como conseguir investimento e mentores para minha startup?.

Temos uma tendência a por a culpa dos nossos fracassos nos outros

É preciso fazer uma autoanálise e uma análise racional dos fatos. Preste atenção: eu disse FATOS. Nesse sentido, não abandone a reunião com o investidor que rejeita a sua ideia sem antes pesquisar a fundo quais os motivos e os fatos que o levaram a rejeitar a ideia. Isso é um “feedback”. Feedback serve para fazer análise e então melhorar as nossas ações futuras.

Quatro questões genéricas podem ter acontecido para o investidor não ter sido convencido:

– A sua apresentação pessoal não foi boa e então deixou uma má impressão (postura, vestimenta, segurança nos seus argumentos, material de apoio, etc.);

– As suas estratégias de implantação, gestão e crescimento do negócio não entusiasmaram;

– O tipo de negócio proposto não é o tipo de negócio que este investidor estaria disposto a apoiar;

– O investidor concluiu que o seu negócio não é tecnicamente viável (resultados e retornos financeiros ou viabilidade técnica).

Tomando por base esses três cenários, identifique as causas (eventualmente procure ajuda de amigos, colegas e parceiros para melhorar a sua análise), corrija o que estiver em suas mãos e, então, procure novos investidores.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/minha-ideia-de-negocio-foi-rejeitada-e-agora/